Notas no braço da guitarra. |
Essa figura nos remete a várias teorias na guitarra. Vamos falar de algumas.
É importante antes de qualquer coisa frisar que as cordas da guitarra são “contadas” de baixo para cima. Sendo em sua ordem usada pelos exercícios, tablaturas, etc, da maneira abaixo:
1ª corda – E
2ª corda – B
3ª corda – G
4ª corda – D
5ª corda – A
6ª corda – E
A princípio fica meio confuso, mas olhando para a figura pode ser mais bem entendido.
· Afinação
A afinação da guitarra é justamente as cordas soltas demonstradas na figura. Seria E, A, D, G, B e E (mi, la, re, sol, si e mi), isso de cima para baixo. De baixo para cima obviamente ficaria ao contrário.
Para se afinar uma guitarra tem de se ter uma noção do som que cada corda solta soa. Para aqueles que estão realmente iniciando eu recomendo a compra de um afinador. Porém é importante lembrar que nem sempre se tem um afinador em mãos, pode acabar a pilha, esquecer em casa, etc. Portanto é interessante ir se habituando ao som das cordas após a afinação.
Com os afinadores o instrumento é afinado por freqüência. A freqüência utilizada para afinação da guitarra é de 440Hz. É um equipamento bem simples de ser utilizado e é acompanhado de manual com instruções precisas de como afinar o instrumento.
Para quem quer afinar o instrumento sozinho, basta seguir uma “regrinha”. Note pelo desenho que as cordas abaixo de outras, ou seja, 5ª 4ª... são repetição da 5ª casa da corda anterior. Por exemplo, a 5ª corda, que é a corda “A”, deve ter o som repetido da “E” (6ª corda) pressionada na 5ª casa que também é um “A”. A mesma coisa acontece na corda “D”(4ª corda) que repete o som da 5ª casa da corda “A”(5ª corda). Essa regra só muda para a corda “B”(2ª corda) que deve estar igual a 3ª corda pressionada na 4ª casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário